IPMA reforça aviso laranja para a Madeira

A Madeira está hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido ao vento e a chuva forte, principalmente entre as 3 e 9 da manhã desta terça-feira. Vários municípios da RAM colocaram os bombeiros e os serviços municipais de proteção civil de prevenção, tal como acontece em alertas emitidos pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC).

No arquipélago da Madeira o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte a partir da noite e em especial nas zonas montanhosas e a sul da Ilha da Madeira, existindo ainda condições propícias à ocorrência de trovoadas.A chuva será temporariamente forte, por vezes em regime de aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada a sul e nas zonas montanhosas . O Vento forte de sudoeste com rajadas até 100 km/h na Costa Sul, aumentando até 130 Km/h nas zonas montanhosas.

Vários conselhos da RAM colocaram os bombeiros e os serviços municipiais de proteção civil de pervenção, tal como acontece em alertas emitidos pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) procedeu ao encerramento dos percursos pedestres recomendados na Região, enquanto vigorar o aviso meteorológico Laranja emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De igual forma será também encerrado ao público a Quinta do Santo da Serra como medida preventiva.

Recomendações da Proteção Civil à população para Chuva Forte e vento:

  • Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.
  • Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Proteção Civil do seu concelho.
  • Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações.
  • Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados.
  • Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas
  • ao trânsito.
  • Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
  • Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.
  • Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
  • Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

Mais informações no JM online e a página oficial do SRPC http://www.procivmadeira.pt/pt/