Região em condições de contratar mais 60 enfermeiros anuncia Pedro Ramos

Iolanda Chaves

Pedro Ramos revelou, esta tarde, que a Região vai contratar mais 60 enfermeiros, graças a uma linha de financiamento que está aprovada e vai ser publicada na próxima semana.

O secretário regional da Saúde e da Proteção Civil falava numa videoconferência, promovida pela Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, que assinalou a cerimónia de vinculação à profissão de, precisamente, 60 enfermeiros recém-formados.

Segundo o governante, a Região tem atualmente 1.928 enfermeiros, dos quais 21 foram contratados este ano.

Na próxima semana, também, Pedro Ramos prevê a apresentação de um plano para fazer face a uma nova fase em que para além da covid-19, o sistema de saúde deverá estar também preparado e mobilizado para dar resposta à gripe e a outras doenças respiratórias.

Dirigindo-se especialmente aos novos enfermeiros, que acompanharam a videoconferência e por este meio fizeram o juramento profissional, o governante disse esperar contar com todos neste "mundo novo" em que os profissionais de saúde "estão a ser considerados de outra forma e a ter a importância que noutras situações não tiveram".

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, também participou na videoconferência que está disponível no Facebook da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros.