Grupo AFA oferece donativo a escola de primeiro ciclo na Calheta

A EB1/PE/C do Lombo do Guiné, no Arco da Calheta, criou um projeto com o intuito de aquisição de material tecnológico, pelo que o Grupo AFA doou a esta instituição de ensino equipamentos: dez tablets, dois routers e um computador portátil, no valor monetário aproximado de 4000€.

A entrega destes equipamentos esteve a cargo de José Manuel Pereira (representante do grupo AFA).

Na ocasião, o diretor da Escola, Arlindo Carvalho, enalteceu o grupo AFA, nomeadamente a sua vertente de responsabilidade social, de comprometimento com a sociedade civil e com a aposta na literacia digital dos alunos desta escola. Neste sentido, referiu ainda “que estes equipamentos serão uma mais valia para os nossos discentes/docentes, uma vez que a nossa instituição aposta numa simbiose entre a tecnologia e a pedagogia. Pretendemos acima de tudo, que as nossas salas de aula, sejam ambientes de criação, partilha e inovação e simultaneamente que os nossos alunos estejam preparados para os desafios do futuro.”

O pedido de doação data de fevereiro de 2020, na iminência da crise pandémica. A direção desta escola criou um projeto de apoio tecnológico à escola, complementando os recursos desta natureza que a mesma tem conquistado há anos. No mesmo consta o fundamento pedagógico deste donativo – ir ao encontro da nova realidade de ensino, em que a tecnologia se destaca cada vez mais como instrumento de acesso à informação, de investigação e de aprendizagem integral. Esta escola possui já quadros interativos em todas as salas, assim como internet, os seus alunos trabalham cada vez mais com plataformas virtuais de aprendizagem, em particular a Escola Virtual (cuja inscrição foi financiada pela Câmara Municipal da Calheta para todos os alunos do concelho) e a partir do 2.º ciclo, todos os alunos usam tablets em substituição dos manuais escolares em papel. Neste sentido, a escola pretende preparar da melhor forma estes alunos, assim como proporcionar oferta educativa na área da ciência e investigação.

A escola Lombo do Guiné já foi galardoada com prémios nacionais que reconhecem projetos ativos de investigação e ciência de acordo nível de ensino em causa: Missão Continente (1ª classificada a nível nacional em 2018/2019), Prémio Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho (3.º classificado a nível nacional no 1.º ciclo e menção honrosa a nível de pré-escolar, em 2019/2020).