Procuram-se voluntários no Funchal para participar em estudo nacional sobre a covid-19

O Painel Serológico Nacional Covid-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular, com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, um dos quais o Funchal, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

A organização explica que para este estudo eram necessários 215 voluntários da Madeira, nomeadamente do município do Funchal. Neste momento ainda há vagas para a faixa etária abaixo dos 18 anos. Para as restantes faixas etárias, a amostra na Madeira ficou completa em menos de uma semana, explica a mesma fonte.

Os voluntários poderão inscrever-se através do registo num website (www.painelcovid19.pt) onde irão encontrar toda a informação necessária. Para mais informação sobre o estudo, encontra-se disponível uma linha de apoio com o número 808 100 062.

Este apresenta-se como o primeiro painel serológico para a covid-19 de cobertura nacional alargada, que permitirá dotar Portugal, e também a comunidade científica, da "mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país", refere.

O objetivo do estudo é determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infeção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários.

"Seis meses após o início da pandemia, é agora crítico conhecer o retrato da covid-19 que permitirá ajudar o país a equilibrar os esforços necessários à retoma social e económica com a proteção da vida", refere um comunicado enviado à redação.