Junta do Faial apoia estudantes com um cheque de 65 euros e um vale de compras

As famílias dos estudantes do Faial vão voltar a receber apoio da junta de freguesia, neste início de ano letivo, com um cheque no valor de uma passagem aérea (65 euros), para os universitários, e um vale de compras para os restantes.

Cada família da freguesia com estudantes no ensino superior, receberá um cheque no valor de uma viagem aérea para o continente, 65 euros, por cada descendente nessa situação. Sendo que qualquer que seja a universidade, mesma na Madeira, dá direito a esse apoio.

Já os alunos dos outros níveis de ensino – básico e secundário – levam um voucher de compras, no valor de 20 euros. Este vale de compras soma a um outro, atribuído no natal, de 30 euros, perfazendo um total de 50 euros por aluno, do básico e secundário. Este apoio tem a particularidade de ser universal, não selecionando os alunos nem por escolas, estatuto, meios financeiros familiares ou rendimento escolar.

Com esta concretização, a junta de freguesia do Faial dá continuidade a uma iniciativa com alguns anos, distribuindo pelas famílias, da localidade, uma verba próxima dos 11 mil euros, o que constitui uma significativa fatia do seu orçamento anual.

Os vouchers, além de um importante apoio para a famílias, em duas alturas críticas do ano são, de acordo com junta, um incremento fundamental para o comercio local, já que só podem ser trocados nas mercearias da freguesia. No total, são cerca de 7 mil euros que são injetados nos estabelecimentos comerciais faialenses.

Em tempo de pandemia, “significam um apoio de relevo na sobrevivência deste tipo de comércio de proximidade, que representa, também ele, a fonte de rendimento para as suas famílias e local de alguns postos de trabalho”, salienta a junta de freguesia do Faial.