Projeto GIRO celebra os dois anos do Recife Artificial Corveta Afonso Cerqueira
O GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, celebra os dois anos de afundamento da corveta NRP Afonso Cerqueira com a partilha de imagens e resultados que mostram a evolução da colonização do navio ao longo do tempo.
Desde 2018, a corveta é monitorizada pelos investigadores Claúdia Ribeiro (IFCN IP-RAM e OOM - Observatório Oceânico da Madeira) e Pedro Neves (OOM), na qual já contabilizaram 26 espécies distintas de ictiofauna, sendo evidente que para além de atrair peixes das zonas próximas, o recife artificial está já a criar a sua própria biodiversidade.
As mais recentes conclusões e fotografias de monitorização serão disponibilizadas nas redes sociais da área protegida (@areaprotegidadocabogirao). No decorrer deste ano, está previsto o lançamento do site oficial, uma plataforma participativa totalmente dedicada à APCG e lançamento do Livro Área Protegida do Cabo Girão (Volume I).
O Projeto GIRO é cofinanciado pelo PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da RAM, promovido pela Associação Insular de Geografia, em parceira com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM e com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos.