Calheta reconhecida com três praias de ‘Ouro’

Três praias do concelho receberam o galardão ‘Qualidade de Ouro 2020’. São elas a Praia do Portinho, na freguesia do Jardim do Mar, a Praia da Ribeira das Galinhas e a Praia do Porto, na freguesia do Paul do Mar.

O reconhecimento foi feito pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, após cinco anos de sucessivas análises que revelaram uma “excelente” qualidade das águas balneares.

De salientar que para receber a referida classificação, as praias em causa tiveram de respeitar uma série de critérios, sendo que para além do histórico de análises às águas, as mesmas tiveram de cumprir com os valores definidos pela Diretiva imposta neste âmbito pela União Europeia e, também, não ter registado no ano transato qualquer ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição e/ou interdição temporária da praia.

Cumpridoras de todas estas regras estiveram 381 praias em Portugal, três das quais no concelho da Calheta.

A Câmara Municipal da Calheta mostra-se orgulhosa e já hasteou as bandeiras nos respetivos locais. A autarquia salienta que o reconhecimento "vem dar ainda mais visibilidade ao concelho e em particular a estas duas freguesias, cada vez mais procuradas por visitantes".