MADEIRA Meteorologia

Vento muito forte, agitação marítima e má visibilidade motivam alerta da Capitania do Funchal

Data de publicação
08 Fevereiro 2024
10:10

Na sequência das previsões divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Capitania do Funchal emitiu avisos de vento muito forte, agitação marítima forte e má visibilidade para a Região, até às 06 horas locais de 9 de fevereiro.

No referido período, o vento deverá soprar de sudoeste fresco a muito fresco, aumentando para muito fresco a forte a partir do meio da manhã, por vezes muito forte durante a tarde, aumentando temporariamente para forte a muito forte durante a noite, tornando-se oeste muito fresco a forte a partir do meio da noite.

Já a visibilidade estará boa a moderada, tornando-se temporariamente fraca a má.

Por sua vez, para a costa Norte, estão previstas ondas do quadrante sudoeste de 1,5 a 2 metros, passando gradualmente a ondas oeste/sudoeste de 3,5 a 4,5 metro, sendo temporariamente 4 a 5 metros durante a noite. Na costa sul, as ondas devem alcançar 1 a 1,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros.

Nesse sentido, a Capitania do Porto do Funchal recomenda toda a comunidade marítima e à população em geral os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente “reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas” e “evitar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.

Pede ainda que sejam evitados “passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda”, bem como recomenda que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas