MADEIRA Meteorologia

Vento forte e agitação marítima motivam alerta da Capitania do Porto do Funchal

Data de publicação
18 Fevereiro 2024
9:33

A Capitania do Porto do Funchal atualizou, esta manhã, a situação geral do estado do tempo, vento e mar, para a orla costeira da Madeira.

A atualização é feita com base em informação emitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para vigora até às 06h00 locais de amanhã, dia 19 de fevereiro.

Relativamente ao vento está previso soprar fresco a muito fresco, por vezes forte até início da tarde.

A visibilidade prevê-se boa.

No que toca à ondulação, estão previstas, para a costa norte, ondas noroeste 3 a 4 metros, diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros, a partir da tarde. Já para a costa sul, ondas de 1,5 a 2,5 metros.

A Capitania do Porto do Funchal recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas