A Casa do Povo de São Roque do Faial promove, na próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro, a iniciativa Varrer dos Armários, uma tradição associada à véspera de Santo Amaro que será dinamizada pelo Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”.
De acordo com uma nota da instituição, a iniciativa surge “na sequência de reavivar e manter as tradições da freguesia”, recuperando um costume que durante vários anos esteve interrompido. A Casa do Povo recorda que há 19 anos retomou a visita a algumas casas no dia 14 de janeiro, para ver as lapinhas, tendo a boa recetividade levado à inclusão do Varrer dos Armários no plano anual de atividades.
Segundo recorda a mesma fonte, antigamente era habitual visitar as casas de amigos pelo Santo Amaro, altura em que, na freguesia, se dava por terminada a época festiva. Com o objetivo de reforçar a identidade local e os costumes tradicionais, foi criada uma letra e música próprias para esta atividade, da autoria de Natividade Abreu, composição que integra o CD “Alma de Um Povo”, lançado pela instituição em 2023.
A Casa do Povo refere ainda que um dos elementos do grupo envergará vestes a imitar Santo Amaro, sendo também levadas uma vassoura e uma pá, como elementos simbólicos do ritual de “varrer os armários”.
A visita às casas terá início pelas 18h30, começando na freguesia de Santana e prosseguindo depois em São Roque do Faial.
A Casa do Povo sublinha que a iniciativa tem como principais objetivos “recuperar e manter vivas as tradições desta terra” e promover momentos de convívio entre os elementos do grupo e a população que os recebe.