MADEIRA Meteorologia

Universidade Sénior do Funchal celebrou 18.º aniversário

Data de publicação
15 Maio 2025
18:37

A Universidade Sénior do Funchal (USF) assinalou, esta quinta-feira, 15 de maio, o seu 18.º aniversário, numa cerimónia que decorreu nas suas instalações, localizadas nos Barreiros, freguesia de São Martinho.

A comemoração contou com a presença da vereadora Helena Leal, responsável pelos pelouros da Educação, Cidadania, Saúde e Políticas de Longevidade, que enalteceu o papel da instituição como promotora do envelhecimento ativo e da valorização da população sénior.

Na sua intervenção, Helena Leal destacou “a importância deste espaço como um motor de inclusão e participação cívica dos mais velhos”, sublinhando a diversidade de atividades dinamizadas, que promovem a literacia em várias áreas do saber e contribuem para o bem-estar dos alunos.

Aproveitando a celebração do Dia Internacional da Família, também hoje assinalado, a vereadora dirigiu uma palavra de apreço a todos os alunos da USF, agradecendo-lhes por “fazerem parte da grande família da Universidade Sénior”, e assegurou que o Município do Funchal continuará empenhado em garantir as melhores condições para o funcionamento da instituição, “que é, para muitos, uma verdadeira segunda casa”.

Neste mandato, a Câmara Municipal do Funchal tem vindo a reforçar o investimento na modernização tecnológica da USF, dotando-a de novos equipamentos, como computadores e quadros interativos. O objetivo é aproximar os seniores das novas tecnologias, promovendo a inclusão digital e combatendo o isolamento social.

A Universidade Sénior do Funchal foi a primeira a ser criada na Região Autónoma da Madeira, em 2007, através de uma parceria com a Universidade da Madeira. Destina-se a pessoas em idade de reforma ou pré-reforma (a partir dos 50 anos), proporcionando-lhes oportunidades de aprendizagem contínua e de enriquecimento pessoal.

No presente ano letivo, a USF conta com mais de duas centenas de alunos inscritos. A USF é membro ativo da RUTIS- Rede de Universidade da Terceira Idade, desde 13 de novembro de 2009.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas