O sétimo encontro de História da Patologia acontece já dia 10 de junho, sábado, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, subordinado ao tema ‘History of Pathology and Medicine on Islands, Archipelagos and…Firm Land’.
Esta representa uma iniciativa conjunta da Universidade da Madeira (UMa), através da Faculdade de Ciências da Vida e da Sociedade Europeia de Patologia, através do Grupo de Trabalho de História da Patologia.
Os principais objetivos deste grupo são incentivar a investigação colaborativa no domínio da História da Patologia entre Universidades e Hospitais e desenvolver um registo exaustivo e detalhado dos museus e coleções de patologia na Europa.
A sessão de abertura do encontro está marcada para as 08h30 e vai contar com as intervenções do reitor da Universidade, Sílvio Moreira Fernandes, e da presidente da Faculdade de Ciências da Vida e membro da Sociedade Europeia de Patologia, Rosa Henriques de Gouveia.
Vão estar em debate temas como ‘An archipelago of ideas in one mind: Leonardo the anatomista’, por Gabriella Nesi e ‘Tuberculosis What to say?’, com a participação de Lina Carvalho.
Na parte da tarde serão abordados temas como ‘Pathology Origins of a Word and Concept…’, por Joaquim Pinheiro, ‘Health Assistance in Madeira throughout the Centuries’, por Rui Carita, ‘Menses in Ancient Texts’, por Cristina Santos Pinheiro, ‘Johann Adam Kulmus from Firm Land to a far away Island…’, por Jacek Gulczynski, ‘Pathologies of the British Monarchy through the ages: The "Plantagenets"- a bridge between Islands and Firm Land’, por Matthew Clarke e, ainda, ‘Endocarditis Headlands and Islands in the Heart’, por Rosa Henriques de Gouveia.
Os interessados devem realizar a sua inscrição até a próxima sexta-feira, dia 9 de junho, através do endereço http://cda.uma.pt.
Redação