MADEIRA Meteorologia

“Uma sociedade onde a classe média precisa de apoios públicos para ter casa é uma sociedade que falhou”, diz IL

Data de publicação
14 Agosto 2025
12:09

A recente notícia de que “80% das casas do PRR são para a classe média” levanta uma questão fundamental: afinal, o que entende o Governo Regional, através do IHM, por “famílias com rendimentos médios”?, questiona a Iniciativa Liberal.

A Iniciativa Liberal considera preocupante que, no atual contexto, a classe média — que deveria ser o motor da economia e a base sólida da sociedade — precise de apoios públicos para ter acesso a um bem essencial como a habitação.

“Quando chegamos ao ponto de a classe média depender do Estado para ter casa, significa que falhámos grosseiramente os principais objetivos que devem nortear a ação política”, afirma Gonçalo Maia Camelo, deputado da IL Madeira, na ALRAM. “Trocámos a independência e o crescimento individual pela subsidiodependência e pelo paternalismo do Estado. Isso não é progresso — é retrocesso.”

Para a Iniciativa Liberal, a política de habitação deve criar condições para que as famílias consigam, com o fruto do seu trabalho, aceder à casa que desejam e não ficar presas a mecanismos assistencialistas que limitam a sua autonomia e perpetuam a dependência.

“Queremos muito mais para os nossos filhos. Queremos uma Madeira onde o trabalho compensa, onde é possível progredir pelo mérito e não pela dependência dos apoios estatais”, reforça o deputado liberal.

A Iniciativa Liberal defende reformas estruturais que incentivem o crescimento económico, a redução da carga fiscal, a simplificação do licenciamento urbanístico e o aumento da oferta de habitação através do mercado, devolvendo à classe média a sua liberdade e capacidade de escolha.

“A verdadeira função do Estado é criar as condições para que as pessoas possam viver de forma livre e próspera, não mantê-las dependentes dele para necessidades básicas”, conclui, Gonçalo Maia Camelo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas