A Universidade da Madeira (UMa) e a ARDITI vão organizar um workshop, com o tema «Introdução à Cibersegurança: Conceitos, Ameaças e Boas Práticas», que terá lugar no dia 28 de novembro, entre as 08h45 e as 17h45, no Madeira Tecnopolo, Sala Ursa Menor 1 (piso -1), Caminho da Penteada, no Funchal.
Com uma abordagem prática, esta iniciativa visa sensibilizar e capacitar profissionais para os desafios da cibersegurança, promovendo a adoção de medidas eficazes de proteção de dados e segurança digital em ambientes pessoais e corporativos.
Ao longo da sessão, serão explorados temas importantes, como gestão de riscos e identificação de ameaças digitais, implementação de medidas de segurança (criptografia, autenticação e integridade de dados), legislação aplicável e certificação QNRCS, bem como as respostas a incidentes e proteção da identidade digital.
Serão igualmente apresentadas boas práticas de ciberhigiene, incluindo a atualização regular de software, a gestão segura de palavras-passe e os cuidados a ter com tentativas de phishing, reforçando a importância de uma cultura organizacional consciente e preventiva em matéria de cibersegurança.
A formação será conduzida por Filipe Freitas, Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira e Diretor da MEO na Região Autónoma da Madeira. Especialista em Ciências Informáticas com foco na Administração de Redes, é também instrutor da Academia Cisco e Vogal Nacional do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros.
No final do workshop, os formandos estarão aptos a identificar comportamentos de risco, aplicar práticas seguras no uso de ferramentas digitais, proteger a identidade digital e implementar medidas de segurança eficazes para garantir a proteção das redes e dos dados das suas organizações.