O Colégio dos Jesuítas é hoje palco do V Seminário de Cooperação SABOREA, que versará sobre a temática ‘Destinos Turísticos Gastronómicos e Sustentáveis’.
Em cima da mesa estão temáticas como ‘A Estratégia de Promoção de Turismo Gastronómico’ e ‘A Adequação da Gastronomia às Novas Tendências’, contando com participantes regionais, mas também internacionais, nomeadamente da vizinha Espanha.
Sobre esta temática, Márcio Nóbrega, gerente do Grupo MLE e um dos oradores convidados, reconheceu a existência de um novo tipo de turista, "mais viajado e que procura alternativas à gastronomia local". Ainda assim, considera que correntes como o veganismo e o vegetarianismo não são preponderantes.
"Há um debate muito grande na sociedade acerca da comida saudável, mas hoje em dia acho que a comida saudável é de nicho e a procura já não é assim tanta. O que as pessoas procuram são experiências e comida com maior qualidade", reiterou o orador, em declarações à comunicação socia.
Ainda assim sobre as novas tendências, o empresário entende que a gastronomia regional tem capacidade para se reinventar, algo que garante estar já a fazer em alguns dos seus empreendimentos.
Já Alcides Nóbrega, presidente da Confraria Enogastronómica da Madeira, realça também a existência de um novo paradigma de turismo no arquipélago no período pós-pandémico, que pugna pela gastronomia de qualidade e pelo respeito pelos produtos locais.
"Temos a responsabilidade de tratar cada vez mais e melhor aquilo que é nosso. É isso que as pessoas querem: qualidade", garantiu, aditando que, atualmente, os visitantes estão mais interessados em conhecer a história e a origem dos produtos.
"Essas pessoas não querem simplesmente sentar-se à mesa e comer. Querem conversar, saber a origem, de onde veio, como se faz, como se produz… Há que ter essa atenção", enalteceu.
Por seu turno, Fabíola Pereira, administradora do Grupo Porto Bay, comungou da mesma opinião, destacando a importância da gastronomia na oferta turística.
"O turista quer conhecer aquilo que é orgânico, local e como é produzido. Há cada vez mais uma sensibilidade maior para o que é local, nomeadamente na gastronomia. O turista procura essa informação", garantiu, entendendo, por isso, ser importante organizar festivais, food classes e disponibilizar rotas gastronómicas.
Recorde-se que neste encontro, que arrancou no passado dia 3 de março, participa uma comitiva de empresários provenientes de Canárias, de Cabo Verde, da Mauritânia e do Senegal.
O SABOREA, projeto apoiado pelo programa Interreg MAC 2014-2020, visa resgatar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do Espaço Atlântico, potenciando a troca de conhecimento e de experiências entre entidades e profissionais de cada Região, de forma a serem definidas estratégias conjuntas de promoção e de enriquecimento da gastronomia dos diversos territórios.
O término deste projeto está aprazado para o próximo mês de outubro, mas na sessão de abertura deste seminário foi anunciada a intenção de pedir a sua prorrogação.
Redação