No painel ‘Oportunidades & Ameaças’, da 15.ª Conferência Anual de Turismo, coube a Cláudia Coelho abordar a temática ‘Desafios e Oportunidades’.
A partner da PWC partilhou, precisamente, a sua fórmula de retirar partido das desafios e oportunidades, em conjugação "da expetativa do cliente em relação ao destino", com essa certeza de que "cada vez mais o cliente procura a experiência".
Sem perder de vista "o retorno financeiro", Cláudia Coelho considera ser "essencial criar valor para a sociedade", exaltando a importância de "preservar a componente ambiental" e também "promover o comércio local".
Ou seja, é essencial "criar valor de forma generalizada e não apenas para o acionista", com a oradora a colocar bastante ênfase nas questões climáticas e importância de preservação do ambiente, como uma aposta sustentada também na área do turismo.
Cláudia Coelho relevou ainda consequências práticas dos pactos ambientais, dando exemplo que "as empresas efetivamente terão que passar a comunicar aquilo que fazem nesta matéria", e a ainda que "projetos que não estejam alinhados, vão ter piores condições de financiamento".
Claro que há muitas vantagens neste novo posicionamento, com Cláudia Coelho a destacar "as oportunidades de diferenciação", evolvendo também "os operadores e fornecedores", parceiros que terão que ter também particular atenção a estes projetos (mais) sustentáveis.
"Criar valor para a sociedade, deve-nos inspirar a todos", finalizou Cláudia Coelho.
David Spranger