A Escola B1/PE/C da Ponta do Sol celebrou com grande entusiasmo o dia de São Martinho, uma data repleta de tradição, partilha e alegria.
As comemorações decorreram nos três edifícios escolares — ‘Sede’, ‘Madalena do Mar’ e ‘O Sol’ — num ambiente cheio de convivência e espírito festivo.
Nos edifícios ‘Madalena do Mar’ e ‘O Sol’, o tradicional magusto realizou-se durante a manhã. “O cheiro das castanhas assadas e cozidas encheu o ar, despertando o entusiasmo de crianças e adultos e trazendo à memória o sabor das tradições de outono”, dá conta a escola.
No edifício ‘O Sol’, as crianças assistiram à projeção da Lenda de São Martinho e exploraram canções alusivas à época, aprendendo de forma divertida o significado e os valores associados a esta celebração.
Já no edifício ‘Sede’, no período da tarde, os alunos exploraram a Lenda de São Martinho e os alunos do 3.º ano encantaram toda a comunidade escolar com uma apresentação em fantoches da história ‘A Maria Castanha!’ — uma dramatização criativa, divertida e muito animada.
O momento alto do dia foi o assar das castanhas, com professores e alunos a saltarem à volta da fogueira e a farruscarem-se alegremente, num gesto simbólico de partilha e confraternização. As crianças e alunos também levaram castanhas assadas para casa, enchendo os cartuchos que construíram com materiais reutilizáveis, promovendo assim a criatividade e a consciência ambiental.
O Dia de São Martinho na EB1/PE/C da Ponta do Sol foi, assim, “uma celebração marcada pela alegria, pelo convívio e pelo espírito de união, mantendo viva uma das tradições mais queridas do outono português”.
A direção da escola agradece ainda a ajuda da Junta de Freguesia da Ponta do Sol com a oferta das castanhas.