MADEIRA Meteorologia

‘The Trash Traveler’ promove projeto de sensibilização ambiental na Madeira

Data de publicação
14 Maio 2024
14:22

Entre 17 de maio e 19 de junho o projeto se sensibilização ambiental e proteção de oceano intitulado ‘The Trash Traveler’ vai caminhar pela costa da Madeira para se reunir com o público, escolas, cientistas e outras instituições

O desafio começa na próxima sexta-feira e, através da poluição visível do ‘lixo’, a organização irá abordar os “problemas invisíveis do oceano, como a mineração em mar profundo”, à medida que faz ações de recolha.

Conheça as atividades programadas:

17 de maio – Atividade inaugural com duas escolas no Funchal, recolha de beatas de cigarros e consequente depósito às 12 horas na Praça do Povo;

18 de maio – Ação inaugural de sensibilização de limpeza da Praia do Almirante Reis, às 10 horas.

20 de maio – Começo da caminhada na Madeira, às 14 horas.

8 de junho – Fim da caminhada na Madeira e criação de uma performance de arte com o lixo recolhido no Funchal, às 10 horas.

“O ‘lixo’ marinho é o problema mais visível e mais óbvio para o público em geral. Nesse sentido, ‘The Trash Traveler’ recorre a atos simples, como a recolha de lixo, como ponto de partida para a discussão da conservação dos oceanos. Nas suas atividades de consciencialização são criadas peças de arte com lixo e debatem-se problemas e soluções, desde ao nível individual, apresentando alternativas ao plástico e ‘Zero Waste’, até ao debate sobre mudanças sistémicas para a conservação dos oceanos”, pode ler-se em nota de imprensa.

Em 2020, ao longo de 58 dias, o projeto percorreu os 1.152 km que perfazem a totalidade da linha costeira de Portugal, para alertar para a quantidade excessiva de plástico de uso único e para a necessidade de se implementar uma economia circular.

  • ‘The Trash Traveler’ promove projeto de sensibilização ambiental na Madeira

Andreas realizou todo o caminho apenas com uma única garrafa de água ‘refillable’ para demonstrar que é possível não comprar itens de uso único. A ele juntaram-se 600 pessoas e 80 organizações ambientais portuguesas para remover 1.6 toneladas de plástico e, acima de tudo, sensibilizar para a problemática dos plásticos nos oceanos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas