Vinte e seis jovens da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas e do Agrupamento de Escuteiros de Santa Cecília receberão hoje à tarde o The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal, nas diversas categorias (Bronze, Prata e Ouro), celebrando o “empenho, a dedicação e o percurso de desenvolvimento pessoal dos jovens participantes do programa.”
A cerimónia decorrerá no município de Câmara de Lobos, contando com a presença do presidente da Autarquia, Celso Bettencourt, e da vereadora da Intervenção Social, Educação e Juventude, Sónia Brazão, e ainda com a presença de SAR o Duque de Bragança, Presidente de Honra do Programa e da Diretora Nacional, Luisa de Sá Carneiro Beirão.
O The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal expressa um profundo agradecimento pela colaboração, disponibilidade e forte compromisso com a promoção do desenvolvimento juvenil e da cidadania ativa na Região Autónoma da Madeira, em especial no Concelho de Câmara de Lobos.
O evento será um momento de reconhecimento público do esforço dos jovens que concluíram com sucesso os diferentes níveis do Award, refletindo um percurso marcado pela superação de desafios, pelo serviço à comunidade, pela prática desportiva e pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal agradecem igualmente o contributo essencial dos monitores e orientadores, cujo acompanhamento próximo, dedicação e profissionalismo são determinantes para o sucesso do programa. O seu papel é fundamental na transmissão de valores, na motivação contínua dos participantes e na criação de experiências transformadoras.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Celso Bettencourt, esta iniciativa representa “um investimento estratégico no futuro do concelho”. O autarca sublinha que “o The Duke of Edinburgh’s International Award é um programa que vai muito além do reconhecimento formal, promovendo valores essenciais como a responsabilidade, a solidariedade, a resiliência e o espírito de liderança nos nossos jovens”. Acrescenta ainda que “é com enorme orgulho que o Município reconhece o mérito destes jovens e o trabalho incansável dos monitores e parceiros educativos, reafirmando o nosso compromisso em criar oportunidades que preparem as novas gerações para os desafios pessoais, académicos e profissionais do futuro”.
A cerimónia ficará também marcada pelas boas-vindas à nova Jovem Embaixadora do Award, Maria Catarina Agrela, que representa o Concelho de Câmara de Lobos e assume um papel ativo na promoção do programa junto de outros jovens, inspirando pelo exemplo e representando os valores de compromisso, liderança e responsabilidade que o Award promove.
Durante o evento será reforçada a importância do The Duke of Edinburgh’s International Award como uma mais-valia diferenciadora no currículo dos jovens. Reconhecido a nível nacional e internacional, o programa contribui para o desenvolvimento de competências-chave como liderança, resiliência, trabalho em equipa, autonomia e sentido de responsabilidade, cada vez mais valorizadas no acesso ao ensino superior e no mercado de trabalho.
Mais do que um reconhecimento formal, o prémio representa um percurso de crescimento sustentado em valores fundamentais, como a solidariedade, a perseverança, o respeito, o espírito de iniciativa e o envolvimento cívico. “Num contexto social desafiante, é essencial proporcionar aos jovens oportunidades que promovam não apenas competências técnicas, mas também caráter e consciência social”, refere a nota da autarquia.
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o The Duke of Edinburgh’s International Award Portugal reafirmam, assim, “o seu compromisso com a formação integral dos jovens, acreditando que investir em valores hoje é construir cidadãos mais responsáveis, líderes mais conscientes e uma sociedade mais forte no futuro”.