O curso é da responsabilidade da escola de Formação de Bombeiros do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) e visa dotar e demonstrar, na prática, os conhecimentos e atitudes que suportam a prática da condução preventiva, em veículos de emergência.
A Câmara Municipal de Santana (CMS) vai condicionar a circulação automóvel na Estrada da Praia do Faial, onde vai ocorrer uma formação de condução defensiva para condutores de ambulâncias. Segundo o edital da Autarquia, na sexta-feira (dia 24) a estrada estará fortemente condicionada entre as 10 e as 13 horas, sendo que no dia 28 de fevereiro (terça-feira), o condicionalismo ocorrerá num período muito mais alargado (entre as 09 e as 18 horas). A zona para circulação e teste das capacidades dos formandos para condução de ambulâncias fica a este do complexo balnear do Faial e a sul da pista de patinagem.
Nessas horas, é perfeitamente natural que os veículos de cor amarela e azul, com as siglas ABSC, da Proteção Civil, dos bombeiros e da Cruz vermelha Portuguesa (CVP) assinalem a marcha de emergência, com sinais sonoros e luminosos.
O último curso decorreu de 3 a 7 de outubro de 2022 e permitiu formar mais 12 operacionais com esta valência visando a melhor capacitação dos elementos na plenitude das suas funções.
Paulo Graça