MADEIRA Meteorologia

Teresa Carvalho defende maior articulação entre entidades e instituições para ajudar vítimas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Julho 2022
16:10

Teresa Carvalho, diretora da Unidade de Assessoria Técnica do Departamento de Apoio à Família, Infância e Juventude do Instituto de Segurança Social da Madeira, acredita que é necessário um trabalho de consciencialização para que as pessoas saibam identificar os sinais de violência.

"Muitas vezes estas pessoas não pedem ajuda, com medo da avaliação social", referiu.

No decorrer da conferência sobre a violência doméstica, que decorre na Câmara do Funchal, Teresa Carvalho pediu a um voluntário da audiência para se deitar debaixo de uma cadeira, demonstrando que a pessoa acabou por aceitar cumprir o que lhe foi pedido, sem que nada lhe fosse imposto.

"Muitos dos que estão a ser vítimas não estão a ver os sinais, nem a comunidade à sua volta", concluiu, acrescentando que quem agride não sabe, muitas vezes, que está a dominar e tem uma relação de dependência com a vítima.

A psicóloga alertou ainda para o facto de a boa vontade das pessoas que tentam ajudar, aconselhando por exemplo a vítima, poder agravar a violência, aconselhando a comunidade a denunciar o agressor às autoridades competentes ou a pedir ajuda às instituições capacitadas para ajudar e lembrando que, quanto maior for a articulação entre entidades, melhor será a atuação junto de quem sofre de violência.

Organizada pela Câmara Municipal do Funchal e pelo Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, a conferência sobre violência doméstica tem como parceiro o JM.

Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas