MADEIRA Meteorologia

“Temos cerca de 600 internamentos anuais” de mulheres

Data de publicação
25 Novembro 2025
14:32

A nova Estratégia Regional para a Prevenção e Redução dos Comportamentos Aditivos 2026-2030 foi apresentada esta manhã e trouxe consigo uma leitura positiva da evolução recente na área das dependências. Ricardo Gomes, responsável da Casa de Saúde Câmara Pestana, destacou o impacto do trabalho desenvolvido pela Task Force regional, sublinhando que “tem sido feito um caminho muito significativo”.

Segundo o responsável, a instituição regista anualmente cerca de 600 internamentos de mulheres. Nos anos imediatamente após o pico da pandemia, verificou-se um aumento exponencial de casos associados ao consumo de substâncias psicoativas — uma realidade que, até então, representava apenas cerca de 5% das situações.

“Há dois, três anos, no fim do foco da covid, começámos a assistir a um crescimento muito expressivo deste tipo de consumos entre mulheres”, explicou. Atualmente, esse número situa-se entre 10% e 13% dos internamentos.

Apesar do aumento significativo face ao período pré-pandemia, Ricardo Gomes assinala que os números têm vindo a estabilizar. “Este ano, os valores seguem a mesma tendência, mas estabilizámos, e consideramos que isso se deve ao facto de as instituições estarem mais interligadas”, afirmou.

De acordo com o responsável, a melhor articulação entre serviços e a maior comunicação entre instituições — impulsionadas pelo trabalho da Task Force — têm sido determinantes para esta estabilização.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas