Doze residentes do total de 58 no Lar de Idosos de Santana, testaram positivo para a covid-19. Três utentes do Centro de Dia também estão infetados.
A informação foi confirmada ao JM pela diretora do Lar, Alda Ferreira. Os utentes do Centro de Dia estão assintomáticos e foram testados fora da instituição. Os residentes no Lar foram testados depois de confirmados dois casos que frequentam também outra instituição exterior por causa da sua condição de saúde. A diretora do Lar diz que os sintomas de todos os residentes são ligeiros e nenhum tem febre. Afirma que as visitas não foram canceladas mas foi enviado um e-mail a todas as famílias a dar conta da situação e a sugerir que não apareçam na instituição. Todos, sem exceção, aceitaram esta sugestão e não há, neste momento, quem esteja a entrar no edifício para além dos profissionais que ali trabalham.
Alda Ferreira afirma que os residentes estão a ser acompanhados 24 horas por dia e que caso algum venha a agravar o sintoma, serão tomadas medidas de imediato. Esta é a primeira vez que surge um surto de covid-19 naquela instituição do Norte.
"Estamos muito atentos!", afirma Alda Ferreira.
Carla Ribeiro