Lembra-se de Micaela Lopes, a madeirense a viver há 15 anos em Israel e cuja chegada à Madeira, fugida daquele país por causa do ataque do Hamas, no último sábado, o JM acompanhou? Pois bem. Como contámos no dia em que a mulher, natural da Camacha, aterrou no Aeroporto Internacional da Madeira, Micaela Lopes, que vive perto da Faixa de Gaza, sendo casada com um israelita, abandonou aquele país na companhia de dois filhos ainda menores.
O marido não a acompanhou por ter de ficar com os sobrinhos (um deles menor) que estavam sozinhos em casa, já que os cunhados, aquando do ataque surpresa do Hamas, se encontravam de férias no Japão e não conseguiram regressar a casa. Ao chegar à Madeira, Micaela Lopes, à reportagem do JM, mostrava um misto de emoções. Por um lado, estava feliz por ter conseguido salvar os filhos da guerra. Por outro, mostrava-se agoniada pelo marido e também pelos sobrinhos. Ontem, recebeu a notícia que o sobrinho já adulto de sei nome Ruí Nashofer, foi chamado para Gaza.
O Governo ainda autorizou os pais de todos os rapazes que foram chamados para a combate a poderem ir a uma zona fora de perigo para se despedirem dos jovens. E foi, naturalmente, o que aconteceu com os cunhados de Micaela Lopes, a madeirense que está com o coração em Israel e chora pelas monstruosidades que estão a ser cometidas.
Carla Ribeiro