MADEIRA Meteorologia

SITAM denuncia notas de culpa enviadas às trabalhadoras do Pingo Doce com “prejuízos de 56 cêntimos”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
28 Abril 2025
14:29

O Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da RAM convocou a comunicação social, esta manhã, para dar conta das notas de culpa que cerca de 20 trabalhadoras do Pingo Doce estão a receber da empresa, na sequência do despedimento por alegados desvios e furtos de produtos.

De acordo com Ivo Silva, as funcionárias estarão a receber notas de culpa por terem causado “faltas cometidas supostamente pelas trabalhadoras de prejuízos de 56 cêntimos e de dois euros”. Ironizando com os valores “elevadíssimos para uma empresa desta dimensão”, o sindicalista disse que o que o grupo está a fazer em relação às trabalhadoras é “diabólico, por valores de cêntimos”.

Ivo Silva não tem dúvidas de que esta situação está a acontecer “pela necessidade de a empresa despedir trabalhadoras por ter a mais, por causa da introdução das máquinas e obras nas lojas”, recorrendo a este caso para não pagar as indemnizações.

O responsável sindical entende que as notas de culpa enviadas às funcionárias são “notas de acusação e resquícios do fascismo”.

Lembrando que a empresa tem de provar a acusação, o Sindicato também entende que “90% da matéria de acusação está prescrita”, uma vez que a entidade patronal recorreu a documentos “antigos”, visando ter argumentos para o despedimento sem pagar indemnização.

O Sindicato está a responder às notas de culpa enviadas às trabalhadoras, dez das quais sindicalizadas, “em conformidade com o que dispõe a lei. Vamos aguardar pela deliberação da empresa em cada um dos casos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas