MADEIRA Meteorologia

Sindicato nacional reclama uma escola de bombeiros na RAM

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
01 Março 2024
21:10

Pedro Ramos esteve a dialogar com o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto. Neste encontro, o máximo responsável pelo sindicato dos bombeiros profissionais pediu a Pedro Ramos que fosse estudada “a criação de uma escola de bombeiros na RAM”, a funcionar só para “a formação dos bombeiros profissionais e voluntários”, mas a tempo inteiro.

Esse foi um dos aspetos que Fernando Curto transmitiu ao responsável pela pasta da Proteção Civil, acrescentando que também deixou claro que acompanha as revindicações da Federação de Bombeiros RAM e não apoia a greve que está marcada para 14 de março, pelo Sindicato Nacional da Proteção Civil, já que “o Governo não pode enviar dinheiro para os bombeiros porque está em gestão”.

Fernando Curto acrescentou, ainda, que “é essencial que o próximo Governo Regional” tome o pulso à portaria que vai regulamentar o trabalho e os salários dos bombeiros das sete Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários (AHBV), porque não há “nenhum atropelo” por parte do GR em querer aprovar este documento. O que se pretende “é que os bombeiros voluntários profissionais da Madeira tenham uma organização financeira igual à dos bombeiros sapadores”, revela.

E o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais veio também dizer a Pedro Ramos que está preparado para garantir toda a formação “deontológica, toda a formação técnica e operacional para uma discussão mais específica pormenorizada com a situação financeira das tabelas remuneratórias e os índices salariais”. Para isso, acrescenta, “é preciso uma certa organização legal, que ainda não está garantida”, devido à situação atual governativa. “É importante não abandonar o que está a ser feito”, reforça, considerando ser “importante não deixar cair todo este trabalho”, pois pode estar aqui o “futuro dos profissionais das Associações Humanitárias das Bombeiros Voluntários”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas