Hoje será um dia de extremos no Arquipélago da Madeira, a avaliar pelas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Durante a manhã teremos um tempo de inverno, e a partir da tarde será mais primaveril.
As previsões do IPMA referem que haverá aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada na vertente norte e terras altas da ilha da Madeira, diminuindo de intensidade e frequência a partir do início da manhã.
O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo, também até ao final da manhã.
No entanto, a região do Funchal irá apresentar períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, até ao meio da tarde. Aqui, o vento será fraco (inferior a 15 km/h).
A temperatura máxima prevista é de 20º e a mínima de 15ºC.
Já quanto ao estado do mar, o IPMA prevê, para esta quinta-feira, ondas de noroeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de norte com 2 a 3 metros, para a costa norte. Já para a costa sul são esperadas ondas de oeste/sudoeste com 2 a 3 metros, diminuindo gradualmente para 1 a 1,5 metros, sendo 3,5 a 4,5 metros na parte mais oeste até início da manhã.
A temperatura da água do mar irá rondar os 19/20ºC.