MADEIRA Meteorologia

Sete utentes da Associação ‘Garouta do Calhau’ aprendem a bordar

Data de publicação
29 Maio 2025
17:10

Um grupo de sete utentes da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau vai participar numa oficina de bordado Madeira, promovida pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).

Serão nove horas de formação, distribuídas por três manhãs - 30 de maio, 4 e 6 de junho - nas instalações do IVBAM, na Rua dos Ferreiros 152, designadamente no espaço ‘Artes & Ofícios Tradicionais da Madeira’.

A formação contará com componente prática, sob orientação da bordadeira Firmina Abreu, e teórica, a cargo de Rubina Franco, técnica do IVBAM, afeta à Divisão de Autenticação do Bordado e do Artesanato (DBA).

Cada participante receberá um kit completo constituído por um lenço estampado, linhas, agulha, dedal e dedeira, tal como material de apoio à ação para reforço do estímulo visual e tátil, onde se incluem panos bordados, chapas picotadas desenhos originais, linhas e livro temático.

“Com esta iniciativa, o IVBAM pretende proporcionar aos participantes uma experiência formativa cultural enriquecedora, promovendo a valorização do património cultural local, mas também o estímulo das capacidades manuais e cognitivas dos mesmos, bem como o reforço dos laços sociais e identitários, num conjunto de momentos recheados de partilha de histórias e vivências que se prevê enriquecedor para todos os envolvidos”, refere o IVBAM em comunicado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas