Um grupo de sete utentes da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau vai participar numa oficina de bordado Madeira, promovida pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).
Serão nove horas de formação, distribuídas por três manhãs - 30 de maio, 4 e 6 de junho - nas instalações do IVBAM, na Rua dos Ferreiros 152, designadamente no espaço ‘Artes & Ofícios Tradicionais da Madeira’.
A formação contará com componente prática, sob orientação da bordadeira Firmina Abreu, e teórica, a cargo de Rubina Franco, técnica do IVBAM, afeta à Divisão de Autenticação do Bordado e do Artesanato (DBA).
Cada participante receberá um kit completo constituído por um lenço estampado, linhas, agulha, dedal e dedeira, tal como material de apoio à ação para reforço do estímulo visual e tátil, onde se incluem panos bordados, chapas picotadas desenhos originais, linhas e livro temático.
“Com esta iniciativa, o IVBAM pretende proporcionar aos participantes uma experiência formativa cultural enriquecedora, promovendo a valorização do património cultural local, mas também o estímulo das capacidades manuais e cognitivas dos mesmos, bem como o reforço dos laços sociais e identitários, num conjunto de momentos recheados de partilha de histórias e vivências que se prevê enriquecedor para todos os envolvidos”, refere o IVBAM em comunicado.