O Serviço de Saúde da Região investiu 2,5 milhões de euros, em 2023, para assegurar o cumprimento do plano regional de vacinação. Ao todo são mais de 125 mil vacinas disponíveis para a população da Madeira.
Apesar dos constrangimentos decorrentes de situações a nível mundial, o Serviço Regional de Saúde informa que "tem procurado manter e assegurar uma reserva estratégica de medicamentos e vacinas, bem como garantir a reposição dos mesmos em tempo útil".
Perante eventuais constrangimentos que inviabilizam a disponibilidade imediata de determinados fármacos, o Serviço Regional de Saúde "procura avaliar todas as soluções alternativas de modo a salvaguardar a continuidade das terapêuticas, acionando alternativas, como o recurso aos fornecedores, às unidades privadas de saúde da Região ou a unidades públicas do Serviço Nacional de Saúde", refere a entidade em nota enviada à imprensa.
No caso das vacinas os circuitos são acionados e cumpridos pelos profissionais de saúde, respeitando os intervalos temporais para realização das mesmas.