O SESARAM informou, num comunicado enviado à redação, que a atividade clínica e assistencial está a ser realizada dentro do "constrangimento que a ausência da rede informática permite".
A título de exemplo, apontam:
Cirurgia:
De 07/08 a 09/08 foram realizadas 47 cirurgias programadas não urgentes
Atividade das Consultas no Hospital Dr. Nélio Mendonça no dia 08/08/2023: Foram realizadas 539 consultas nas diversas especialidades.
No Hospital dos Marmeleiros no dia 08/08/2023: Foram realizadas 160 consultas.
Centro de Tratamento de Adições no dia 08/08/2023: 26 consultas e 75 tratamentos
Nos Centros de Saúde da Região no dia 08/08/2023: 2.812 consultas
A todos estes números acrescem os atendimentos urgentes realizados nos centros de saúde e hospitais.
O contacto telefónico do Hospital dos Marmeleiros está restabelecido (291 705 730).
O Gabinete de Apoio à Família foi reforçado com mais elementos para prestação de informações aos utentes.
O Serviço Regional de Saúde reforça o apelo para que aos utentes que se desloquem às unidades de saúde, por diferentes motivos, se façam acompanhar de toda a informação clínica que tenham na sua posse, sejam relatórios de exames, análises clínicas, medicação ou notas de alta.
Mais indica que, em caso do utente ser utilizador da aplicação móvel do Serviço Nacional de Saúde, solicita que seja disponibilizado ao médico o registo móvel, facilitando desta forma a prescrição habitual de medicação.
O Conselho de Administração do SESARAM reafirma o que tem dito, reconhecendo a capacidade de resiliência e esforço que os profissionais de saúde e os utentes têm demonstrado. "Para além dos inúmeros atos de enfermagem, vacinação, cuidados especializados, preparação pre e pós parto, tratamentos, visitação domiciliária, fisioterapia, entre tantos outros atos de saúde programados que diariamente se praticam nas unidades de saúde do SESARAM."