MADEIRA Meteorologia

SESARAM realiza ação de sensibilização sobre o AVC

Daniel Faria

Jornalista

Data de publicação
25 Março 2024
17:32

No âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se evoca a 31 de março, a Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde, em parceria com a Sociedade Portuguesa do AVC, pretende realizar uma ação de sensibilização junto dos profissionais de saúde, sobreviventes de AVC, familiares e cuidadores, no próximo dia 26 de março (amanhã), pelas 10h00, no Centro de Saúde da Calheta.

O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardio e cerebrovasculares. É, no entanto, considerado uma patologia prevenível e tratável, por essa razão, é primordial envolver a população e os profissionais de saúde para a sua prevenção e tratamento.

Este dia constitui, uma oportunidade para a realização de ações junto da população, no sentido de sensibilizar e informar quanto à caracterização do AVC, ao reconhecimento dos sinais de alerta, à forma de atuação perante uma suspeita de AVC, aos fatores de risco para o aparecimento do AVC e à prevenção primária e secundária.

A palestra abordará áreas de relevância para a saúde e contará ainda, com a participação do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), através da presença de vários elementos do referido grupo, partilha de experiências e entrega de material educativo e informativo sobre o AVC e os GAM.

A equipa de saúde da Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde é coordenada pelo médico, Patrício Freitas, e pela enfermeira, Arlinda Oliveira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas