Cerca de 25 assistentes sociais do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM) participam numa ação de formação contínua sobre apoio emocional à vítima em situação de crise, emergência e catástrofe, promovida e certificada pelo Centro de Formação.
Leia a nota de imprensa do SESARAM:
“Esta ação, que teve início no dia 4 de dezembro e se prolonga até ao dia 6, tem por objetivo desenvolver competências para a identificação daquele tipo de situações e analisar o seu impacto nas vítimas.
Pretende-se, desta forma, capacitar estes profissionais para a aplicação de técnicas de primeiros socorros psicológicos, promover uma atuação integrada com equipas multidisciplinares, assegurar o autocuidado dos profissionais e fomentar práticas éticas e legais no apoio às vítimas, garantindo uma intervenção de qualidade e um atendimento holístico em situações de crise, emergência e catástrofe.
A formação tem uma duração de 18 horas e é ministrada por Flávia Capa, Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho.
Este curso é promovido e certificado pelo Centro de Formação do SESARAM,EPERAM, sendo objeto de co-financiamento pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Madeira 20-30.”