MADEIRA Meteorologia

SESARAM promove ações sobre controlo de infeção

Data de publicação
11 Abril 2024
19:35

O Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM), através da Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA) está a realizar várias sessões de formação teórico-prática sobre precauções básicas de controlo de infeção relativamente às Enterobacterales Produtoras de Carbapenemases (EPC).

Trata-se de superbactérias resistentes à maioria dos antibióticos, o que dificulta o tratamento e favorece o aparecimento de outras bactérias resistentes, podendo causar infeções em diversas partes do corpo.

Dirigidas às ajudantes de Ação Direta da Unidade de Apoio Integral Domiciliário (UAID) da Rede de Cuidados Continuados, estas ações são dinamizadas pelas enfermeiras Sónia Gonçalves e Bernardete Castro, da UL-PPCIRA.

Até ao momento já ocorreram duas sessões, uma no auditório da Segurança Social, no Funchal, e outra no auditório da Unidade de Alzheimer, na Ribeira Brava. Estão ainda previstas mais sessões, de modo a abranger toda a equipa da UAID.

A transmissão por EPC pode ocorrer através do toque, por falta de higienização das mãos ou pelo contacto com superfícies e objetos contaminados, pelo que a correta lavagem das mãos é essencial para evitar o contágio.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas