MADEIRA Meteorologia

SESARAM homenageia enfermeiros do bloco operatório

Data de publicação
15 Fevereiro 2024
18:50

O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM, EPERAM) assinala, hoje, o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, com uma homenagem aos antigos profissionais e àqueles que ainda se encontram no ativo, através de uma exposição, no Madeira Shopping.

O SESARAM conta, atualmente, com uma equipa de 120 enfermeiros perioperatórios, que desempenham funções nas áreas da instrumentação, circulação e anestesia, e atuam em todas as especialidades cirúrgicas e dentro de todas as faixas etária, desde os recém-nascidos aos idosos, tal como refere Cláudia Gouveia, Enfermeira Chefe do Bloco Operatório.

Além do trabalho nas cirurgias eletivas, estes enfermeiros são também chamados às cirurgias de urgência/emergência e urgência de feridas, englobando o bloco operatório e a urgência em obstetrícia, bem como as atividades fora das salas cirúrgicas, como o apoio na realização de exames de diagnóstico.

Sendo responsáveis pelo acompanhamento do doente que será submetido a uma intervenção cirúrgica, os enfermeiros perioperatórios têm um papel importante na preparação desses doentes, antes e após a cirurgia.

A exposição, que estará patente até ao dia 25 de fevereiro, tem por objetivo dar a conhecer o rosto e o trabalho destes enfermeiros, em linha do que foi definido pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portuguesa (AESOP) para a celebração deste dia.

A abertura contou com a presença do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, do Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, EPERAM, Herberto Jesus, da Vice-Presidente, Filipa Freitas, e da vogal Filipa Rodrigues, assim como do Enfermeiro Diretor, José Manuel Ornelas, e do Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas.

O Dia do Enfermeiro Perioperatório celebra-se, em toda a Europa, no sentido de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente perioperatório, além de sensibilizar a sociedade para os riscos de uma cirurgia e envolver as pessoas na sua própria segurança.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas