MADEIRA Meteorologia

SESARAM envia sangue para Portugal Continental

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
20 Agosto 2025
20:01

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, SESARAM, EPERAM, através do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, vai enviar 155 unidades de Concentrado de Eritrócitos para Portugal Continental, em resposta a um pedido do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP).

De acordo com uma nota enviada ao Jornal, a doação, que não compromete as reservas da Região Autónoma da Madeira, tem como objetivo apoiar as necessidades de doentes que dependem de transfusões para viver.

O SESARAM prevê que os componentes sejam enviados para Portugal Continental ainda durante a noite de hoje, 20 de agosto.

Este ato de solidariedade enquadra-se no sistema nacional de dádiva de sangue, que funciona com base na reciprocidade entre o Continente e as Regiões Autónomas. O IPST, IP é o organismo responsável por gerir este fluxo, garantindo que as necessidades de cada região sejam atendidas. A Região Autónoma da Madeira já recebeu e também já doou sangue a Portugal Continental no passado.

De reforçar a importância da dádiva de sangue, especialmente nos meses de agosto e setembro, quando as reservas tendem a diminuir devido ao período de férias.

A dádiva de sangue é um ato voluntário e gratuito que salva-vidas. O SESARAM, EPERAM, agradece a todos os dadores que, com a sua generosidade, ajudam a manter as reservas em níveis adequados e a salvar vidas.

O SESARAM, EPERAM recomenda o agendamento prévio da dádiva de sangue através do número 291 705 752.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Geógrafo / Colaborador Europe Direct Madeira
23/03/2026 03:30

Pois, boa pergunta! Agora, há que “engolir em seco” a mais recente trapalhada de Trump. Mais uma, diga-se, para juntar ao extenso rol de decisões desastrosas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas