O Serviço Regional de Proteção Civil, implementou 15 ações de sensibilização na área do Stress e Trauma no Teatro de Operações, durante o meses de setembro e outubro.
As ações foram destinadas aos diversos Corpos de Bombeiros da RAM, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Marítima, Forças Armadas, Polícia Florestal, Serviço de Emergência Médica Regional, Comando Regional de Operações de Socorro, Cruz Vermelha Portuguesa e SANAS.
O objetivo foi o de dar a conhecer e sensibilizar os 270 participantes destas ações, dos principais riscos psicossociais da profissão que desempenham, de forma que consigam identificar os sinais de alerta em si e nos outros, adquirindo estratégias de prevenção dos mesmos, tornando-os cada vez mais resilientes aos fatores de stress e trauma.
O Serviço Regional de Proteção Civil, pretende continuar a desenvolver diversas ações de sensibilização, na área do Stress e Trauma no Teatro de Operações, destinadas a todos os Agentes de Proteção Civil, muitas das vezes vítimas eles próprios dessas situações, não só como membros integrantes da sociedade, mas também, e por inerência da função, como membros ativos do socorro.
Paulo Graça