MADEIRA Meteorologia

Serviço de Cardiologia promove ações de rastreio no mês do coração

Data de publicação
19 Maio 2025
17:12

Maio é o mês do coração e uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Estima-se que, todos os anos, mais de 30 mil portugueses percam a vida devido a problemas cardíacos, muitos dos quais poderiam ser evitados com diagnósticos precoces e mudanças no estilo de vida.

Entre os dias 19 a 24 de maio, o Serviço de Saúde da RAM através do Serviço de Cardiologia promove ações de rastreio, na Praça Amarela, entre as 10h00 e as 18h00, com o objetivo de sensibilizar e avaliar os principais fatores de risco cardiovascular.

Com o envelhecimento da população e os hábitos modernos, fatores de risco como a hipertensão, o colesterol elevado, a diabetes, o tabagismo, a má alimentação, o sedentarismo e o stress crónico tornam-se cada vez mais preocupantes. Mas há boas notícias: mais de 80% das doenças cardíacas prematuras são preveníveis. E tudo começa com a informação e o rastreio.

O coração é o motor do nosso corpo. Quando não funciona corretamente, como acontece na insuficiência cardíaca, a qualidade de vida fica gravemente comprometida. Em Portugal, estima-se que esta condição afete cerca de 700 mil pessoas com mais de 50 anos — e a maioria desconhece o diagnóstico. Os sintomas, como falta de ar, fadiga, inchaço nos tornozelos e aumento súbito de peso, são muitas vezes confundidos com sinais normais do envelhecimento, o que atrasa a procura de ajuda médica.

A deteção precoce pode mudar vidas. Os rastreios são uma oportunidade para conhecer melhor a sua saúde cardiovascular e adotar medidas simples que fazem a diferença: caminhar diariamente, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar e controlar a pressão arterial.

Esta iniciativa é promovida pelo SESARAM, EPERAM em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e outras entidades.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas