A nova Estratégia Alimentar do município, ‘Semear Funchal’, foi hoje apresentada, à margem do arranque das atividades promovidas pela Câmara Municipal do Funchal, com o objetivo de promover uma alimentação mais "saudável, sustentável e inclusiva".
Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal, na sessão de apresentação, deu conta de que a Região "tem vindo a crescer muito nesta matéria", sendo esta uma inovação que não começou agora. "Já há muito tempo que se fala de uma estratégia de alimentação saudável", revela, acrescentando que "não é de agora a preocupação".
Para o edil "todo o trabalho que tem vindo a ser feito em rede marca a diferença". "Estamos a semear um caminho para que não se gaste tanto dinheiro na saúde. Vamos ensinar as crianças a comer e a ter uma alimentação saudável", sublinha.
Por sua vez, Helena Leal, destacou a "grande dinamização da cidade" e não deixou passar em branco o "compromisso" do município com a educação, sustentabilidade, inclusão, comércio local e trabalho em rede. "A Semear é um documento inacabado, que marca um rumo e um compromisso. Todos poderemos semear o futuro da nossa cidade e das nossas pessoas", frisou a vereadora.
De forma a assinalar a efeméride, celebrada anualmente a 16 de outubro, a autarquia vai promover várias propostas dedicadas à temática ao longo de quatro dias.
Diariamente estará patente no Largo da Restauração o Mercadinho Saudável e Sustentável, que contará com a presença de produtores e comerciantes locais.
De referir que a Estratégia Alimentar do Município do Funchal está disponível no site: semear.funchal.pt
Mónica Rodrigues