MADEIRA Meteorologia

Semana da Cultura projeta identidade da Ribeira Brava

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Abril 2023
19:32

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava destacou a mais-valia do projeto cultural que arranca hoje na frente-mar da vila e que se prolonga por 11 dias consecutivos, repletos de atividades e animação para todas as idades.

Nesta II Edição da Semana da Cultura, Ricardo Nascimento aludiu à importância da literatura que ganha dimensão através da Feira do Livro e de nomes como Raul Minh’Alma, recordando que a escrita e a leitura têm uma "especial importância" no dia a dia, sendo cada vez mais relevante reconhecer o talento e o trabalho de cada autor ribeira-bravense. Um reconhecimento que "será feito com a apresentação do livro que junta os trabalhos vencedores do concurso literário ‘Terra de Sonho e Tradição’, numa obra lançada pela Autarquia.

O autarca recordou também a importância de "reviver o passado para compreender o presente e planificar o futuro" numa alusão à Cabotagem que terá lugar amanhã, dia 28, com o reavivar das transações comerciais e da economia da vila em 1909.

O fator histórico estará também presente nesta iniciativa com a apresentação do documentário ’o Visconde Indomável’, uma vez que "nunca é demais relembrar o papel fulcral do Visconde Francisco Herédia na dinamização da Ribeira Brava".

Reconhecendo os "bons resultados" da edição do ano passado, acredita que esta edição 2023 será igualmente "um sucesso", já que a ideia é ir ao encontro das mais-valias da cultura e da educação. "Há um filosofo francês que diz que a cultura forma sábios e a educação forma homens. Se juntarmos os dois, vamos ter homens sábios e desenrascados para o futuro".

Antes, o vereador da Cultura, explicou que os objetivos continuam a ser "a alavancagem de toda área cultural e dos os seus agentes, a dinamização do comércio e, por fim, a promoção da marca da Ribeira Brava na valência da cultura". Jorge Santos reconheceu o dever das entidades públicas em impulsionar esta área, salientando que "a identidade de um povo se reflete muito na sua cultura".

A sessão de abertura contou ainda com a presença da diretora de serviços de Direção Artística da Direção Regional da Educação, Natalina Santos, da diretora do Museu Etnográfico da Madeira, Lídia Ferreira, e da Diretora Regional do Mar, Mafalda Freitas, em representação do Secretário Regional o Mar.

O programa de amanhã contempla a Cabotagem, a exposição artística de Sandra Gonçalves e a tertúlia sobre a ‘História da Ribeira Brava Ao Longo dos Tempos’ com Sandro Vicente, Higino Faria e Padre Bernardino Trindade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas