MADEIRA Meteorologia

Semana da Diversidade Cultural: Funchal reforça aposta na interculturalidade com formação ‘Diálogo Intercultural’

Data de publicação
20 Maio 2025
13:00

Decorreu esta manhã, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, o início da Formação “Diálogo Intercultural”, promovida em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), no âmbito da Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, presentemente a decorrer. A sessão formativa teve início às 9h30 e prolongar-se-á durante o dia de hoje.

Na ocasião, a vereadora Ana Bracamonte, com o pelouro da Diáspora e Migrações, começou por sublinhar a importância da iniciativa enquanto uma ação concreta para a defesa de uma sociedade plural, coesa e justa. “Formações como esta são ferramentas de mudança, são espaços onde podemos desconstruir preconceitos, reconhecer enviesamentos e assumir, com lucidez, que não há diálogo intercultural possível sem um combate firme à exclusão, à segregação e à desigualdade.”

Além disso, a vereadora salientou a atual conjuntura de desafios sociais e políticos, sublinhando que “num tempo em que o ruído dos discursos populistas e xenófobos se faz ouvir cada vez mais alto, é urgente reforçar as vozes que promovem a escuta, a empatia e a convivência”. Alertou ainda que a inclusão não se concretiza “apenas com celebrações culturais ou slogans simbólicos. Requer prática educativa, intervenção institucional e formação contínua dos profissionais que operam no terreno.”

“É por isso que acolher esta formação da AIMA é, para nós, um reforço da nossa missão enquanto autarquia”, destacou a autarca reconhecendo que este tipo de iniciativa constitui um contributo fundamental para a construção do paradigma da interculturalidade, enquanto ferramentas adequadas ao incentivo de um espírito crítico e fomento de consciência intercultural, através de espaços de debate, com práticas pedagógicas criativas e através do compromisso dos atores públicos e privados.

Note-se que a formação será dinamizada pela professora Ana Paixão, formadora da Bolsa de Formadores/as Externos/as da Agência para a Integração, Migrações e Asilo e ainda Fundadora e Presidente da Direção da Questão de Igualdade- Associação para a Inovação Social.

Por fim, vereadora concluiu a sua intervenção com um apelo à ação e ao compromisso coletivo: “O vosso papel é fundamental. A vossa escuta atenta, a vossa reflexão crítica e o vosso compromisso profissional fazem parte da resposta coletiva que queremos dar.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas