Após a reabertura da vereda do Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, que registou uma enorme afluência de pessoas no primeiro dia, o secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, saiu em defesa do sistema de reservas Simplifica, garantindo que a estreia correu “muitíssimo bem” e que “funcionou lindamente”.
Sobre as críticas de que as agências estariam a monopolizar as reservas, o governante foi claro. “Isso não é verdade. As agências têm uma cota para os operadores económicos e há uma cota para os individuais. Atingindo a cota, não podem comprar mais”, explicou.
O responsável apelou ainda à antecedência na compra de ingressos e comparou o fenómeno da procura elevada à reabertura da catedral de Notre-Dame, em Paris. “Quando a catedral reabriu o fenómeno foi rigorosamente igual. Nos primeiros dias eram muitas pessoas queriam visitar, e aqui é isso que está a acontecer”.
“Temos de olhar para isto com uma certa normalidade”, disse, acrescentando que tudo foi feito para garantir “a melhor experiência às pessoas” em segurança.
Quanto aos residentes o governante, revelou que representam apenas 0,5% dos utilizadores dos percursos.