A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil ilumina-se de azul para assinalar Dia Mundial da Diabetes. A fachada do edifício estará hoje iluminada entre as 19h00 e as 24h00, com cor azul, no sentido de sensibilizar para uma doença que "não doí e como não doí, muitas vezes não é valorizada", disse o diretor de serviço de Endocrinologia do SESARAM, Silvestre Abreu.
Estima-se que no mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes e 1,6 milhões de mortes, por ano, associadas a esta doença. A incidência da diabetes está a crescer e atinge cerca de 13,6% da população adulta portuguesa.
Na Região Autónoma da Madeira, serão cerca de 32 mil pessoas com diabetes, num escalão etário entre os 20 e os 79 anos, isto é, esta doença atinge cerca de 12,8% da população.
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado anualmente no sentido de sensibilizar para os problemas relacionados com esta doença com uma prevalência elevada e uma incidência cada vez maior. É comemorado desde 1991, a 14 de novembro, data em que se assinala o aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
"Acesso aos Cuidados da Diabetes" é o tema adotado para as campanhas realizadas no período 2021-2023.