MADEIRA Meteorologia

Sapadores florestais recebem novos equipamentos de proteção individual

Data de publicação
20 Maio 2024
12:48

Os sapadores florestais da Região receberam novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o combate a incêndios num investimento que ronda os 79 mil euros.

A entrega, realizada pelo Conselho Diretivo do Instituo de Florestas e Conservação da Natureza, representa um reforço significativo das condições de trabalho e segurança dos Sapadores que desempenham “um papel essencial na gestão florestal, prevenção, vigilância e combate a incêndios”, expressa a Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, em comunicado.

Os EPI entregues incluem vestuário resistente ao fogo, capacetes, luvas, botas e outros acessórios essenciais para a proteção dos Homens durante as operações de combate a incêndios.

“Esta atualização do equipamento é vital para garantir a segurança e a eficácia da atuação dos sapadores florestais, que enfrentam condições muitas vezes extremas no terreno, tal como a demonstrou a sua atuação nos últimos incêndios de outubro de 2023”, evidencia a Secretaria.

O IFCN destaca a importância dos sapadores florestais na proteção da nossa floresta, em conjunto com o Corpo de Polícia Florestal, Corpo Técnico e Trabalhadores Operacionais como sendo a primeira linha de defesa da nossa floresta.

“O seu trabalho de prevenção, vigilância e intervenção rápida é fundamental para preservar o nosso património natural e garantir a segurança das populações”, afirma.

Além da vigilância e combate inicial a incêndios, os sapadores florestais desempenham um “papel crucial” na gestão sustentável da floresta da Madeira.

O conteúdo funcional da sua carreira é multidisciplinar onde se inclui a gestão de áreas florestais, combate a espécies invasoras, a criação e manutenção de faixas de gestão de combustíveis, a realização de ações de sensibilização.

Este trabalho contínuo de gestão e prevenção é, segundo a entidade, “essencial para reduzir o risco de incêndios e mitigar os seus impactos”.

A aquisição dos novos EPI foi financiada pelo PRODERAM e evidencia o compromisso contínuo do IFCN com a conservação da biodiversidade e proteção dos ecossistemas florestais e valorização dos seus Recursos Humanos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas