A Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Subunidade de Educação da Câmara Municipal de Santa Cruz, tem vindo a desenvolver um programa intensivo de capacitação e treino em segurança escolar, dirigido a docentes e assistentes operacionais dos estabelecimentos de ensino do concelho.
Entre outubro e novembro de 2025, foram realizadas oito ações de formação, totalizando 28 horas, nas áreas de Meios de 1.ª Intervenção e Suporte Básico de Vida, com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta imediata em situações de emergência e promover a utilização segura de extintores e equipamentos de socorro.
Participaram nestas formações:
Escola Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior;
EB1/PE Assomada;
EB1/PE do Caniço;
EB1/PE das Figueirinhas;
EB1/PE/C de Santa Cruz;
EBS de Santa Cruz;
Infantário Academia da Fantasia;
Infantário Príncipezinho;
Creche Estrelinhas do VIP;
Infantário Pegadas Janotas;
Externato São Francisco de Sales.
Paralelamente, foram realizados vários simulacros de incêndio, que permitiram testar os planos de emergência internos das escolas e treinar a articulação entre as equipas de segurança e os meios de socorro da Companhia de Bombeiros.
No dia 5 de novembro, a Creche Estrelinhas do VIP foi palco de uma ação integrada de formação e simulacro de incêndio, aproveitando o Exercício Nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Esta iniciativa permitiu testar simultaneamente a resposta ao risco sísmico e a um cenário de incêndio, num exercício conjunto de elevada importância pedagógica e operacional.
O comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, Leonardo Pereira, sublinha que “estas ações refletem o compromisso permanente dos Bombeiros Sapadores com a formação, a prevenção e a preparação da comunidade escolar. A segurança das crianças e profissionais das escolas do nosso Concelho depende também da capacidade de agir corretamente nos primeiros minutos de uma emergência”.
Estas iniciativas fazem parte do plano anual de instrução e sensibilização da Companhia de Bombeiros Sapadores, que tem como objetivo aproximar os meios de socorro das instituições educativas e reforçar a cultura de segurança e autoproteção em todo o concelho de Santa Cruz.”