A Câmara Municipal do Funchal inaugurou, esta sexta-feira,, um novo Gabinete de Atendimento Social e Balcão Jovem no edifício Várzea, situado na freguesia de São Martinho.
“Esta nova resposta de atendimento tem como principal objetivo reforçar a proximidade com os cidadãos, sobretudo aqueles que recorrem aos apoios sociais e educativos disponibilizados pelo Município. Acresce ainda uma nova valência, o Balcão Jovem, com o intuito de informar e aproximar os nossos serviços da juventude”, afirmou Helena Leal, vereadora com os pelouros da Educação, Saúde, Social e Juventude, citada em comunicado de imprensa.
Com este novo espaço, será possível obter informações sobre apoios sociais e educativos; efetuar candidaturas online; receber apoio na obtenção de documentação necessária; utilizar dois postos com computadores de acesso livre para submissão autónoma de candidaturas ou documentação.
“Esta iniciativa insere-se na nossa estratégia de descentralização dos serviços municipais. Em 2023, criámos o primeiro Gabinete de Atendimento Social nas instalações da Sociohabitafunchal, reforçando a resposta no atendimento e criando um ambiente mais apropriado para tratar temáticas sensíveis dos nossos munícipes”, acrescentou a vereadora.
Este novo espaço, conforme sublinhou, “representa mais um passo na construção de um município mais próximo, inclusivo e atento às reais necessidades da comunidade. O objetivo é garantir que os cidadãos estejam no centro das decisões, facilitando o acesso à informação e aos apoios, promovendo a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a dignidade humana”.
Segundo Helena Leal, desde o início do mandato, o atual executivo já investiu 50 milhões de euros no social, apenas em apoios e projetos de capacitação, o que representa um aumento de 233%. Na área da Juventude, o apoio ao associativismo registou um aumento de 445% face a 2021.