O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, irá presidir amanhã, às 18h00, no Auditório do Parque Temático de Santana, a uma sessão de divulgação das medidas de apoio do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
A iniciativa visa dar a conhecer os fundos comunitários disponíveis para o setor primário, o seu funcionamento e as oportunidades de investimento associadas.
O PEPAC conta com uma dotação global de cerca de 141 milhões de euros, dos quais 85% são financiados pelo Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER) e os restantes 15% assegurados pelo Orçamento da Região. O impacto total na economia regional poderá ultrapassar os 200 milhões de euros, considerando o esforço de investimento privado associado.
Depois do PRODERAM, este quadro comunitário representa um dos maiores instrumentos de apoio público ao desenvolvimento do setor primário regional. O programa será apresentado em sessões que a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas pretende realizar em todos os concelhos da Região.