O presidente da Autarquia santa-cruzense, anunciou, hoje, que a Câmara vai adquirir e instalar câmaras térmicas para deteção de incêndios florestais.
A medida foi dada a conhecer no decorrer da reunião camarária. Ocasião que Filipe Sousa aproveitou para referir que a decisão está inserida no documento que concretiza um estudo sobre o risco de incêndios rurais, recentemente concluído, e que “se apresenta como ferramenta importante, não apenas no que diz respeito à revisão do PDM mas também porque é uma carta que dá uma leitura das zonas onde existe maior suscetibilidade de ocorrer incêndios rurais.
Filipe Sousa assegurou que a Câmara está a desenvolver diversos projetos inovadores para melhorar a segurança e a proteção civil na Região e frisou que o documento vai permitir planear, antecipar e prevenir “como nunca foi feito até aqui”. Estão também a ser criadas novas acessibilidades e a serem avaliados locais para instalar bocas de incêndio. Decorre o procedimento para adquirir um drone. No encontro de hoje, foi aprovada a atribuição do Fundo Social de Emergência Temporário, que abrange 52 processos considerados elegíveis, totalizando um investimento de mais de 55 mil euros.