MADEIRA Meteorologia

Santa Cruz adquire veículo de comando e comunicações para fortalecer dispositivo de emergência

Data de publicação
21 Maio 2024
15:30

A Câmara Municipal de Santa Cruz anunciou, hoje, que adquiriu um veículo de comando e comunicações, num investimento total de 120 mil euros, com o intuito de reforçar a capacidade de resposta e a eficiência operacional Companhia de Bombeiros Sapadores local e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Conforme explanou uma nota enviada à redação, este novo veículo “está equipado com tecnologia de ponta, incluindo sistemas avançados de comunicação e diversos equipamentos de apoio à decisão, direção e comando de operações de socorro e combate a incêndios”.

Segundo a edilidade, a viatura em questão é também “pioneira” na configuração que apresenta, sendo o segundo do género em toda a Região, ao lado de um veículo adquirido pelo Serviço Regional de Proteção Civil, em 2011.

Entre os principais benefícios do novo veículo, a autarquia destaca o apoio que dará às Operações de Socorro, com as suas ferramentas avançadas, ao permitir ao comandante “garantir um comando, controlo e coordenação eficazes durante incidentes críticos, melhorando a resposta a emergências”.

“Além das operações de socorro, o veículo será fundamental na coordenação operacional em grandes eventos culturais, desportivos e de lazer, assegurando uma organização eficaz e uma resposta rápida a qualquer situação de emergência”, continua a mesma nota, que adita ainda que este equipamento “funcionará como um centro de comunicações, facilitando a transferência e disseminação de informações críticas entre diversas unidades e equipas, garantindo uma resposta coesa e integrada durante operações complexas”.

A este propósito, o comandante da corporação local enalteceu que esta aquisição é “um recurso vital”.

“Fortalecer a nossa capacidade de resposta em situações de emergência e durante grandes eventos. Este investimento é um passo significativo para garantir a segurança e proteção da população de Santa Cruz e demonstra o compromisso contínuo do município em investir na segurança e bem-estar dos nossos cidadãos”, aditou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas