A rede de transportes públicos no Porto Santo deverá ser totalmente elétrica em 2024.
À margem da sessão na Madeira, das sessões realizadas no todo nacional, sobre mobilidade elétrica, o secretário regional de Economia disse que o concurso internacional para a concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros da Região prevê para a ilha dourada a cobertura a 100% de autocarros elétricos, ao que se junta também os veículos que fazem a ligação entre os aeroportos da Região e os hotéis.
Garantida a diminuição da pegada ecológica nos veículos públicos para a Madeira, Rui Barreto explicou que dada a orografia da ilha, com estradas "muito íngremes", não é possível apostar apenas nos transportes de transporte de passageiros elétricos. "Mas serão veículos numa frota muito mais renovada e com muito menos emissões de gases com efeito de estufa"
O secretário regional, que falava com os jornalistas antes da sessão no Funchal das ‘Mobi.Sessions’, dinamizadas pela MOBI.E, que decorre na Câmara Municipal do Funchal com a presença de vários autarcas da Região, entre outros interessados, explicou que "o Tribunal de Contas deu visto, muito recentemente" ao investimento, mas a pandemia e a falta de matéria prima, como de chips, a nível europeu, atrasaram a entrega das encomendas. Mas, em 2024, "provavelmente" será uma realidade uma rede exclusivamente elétrica de transportes públicos no Porto Santo.
A Região está ainda a preparar a entidade que fará a gestão da integração e interoperabilidade dos três operadores- Horários do Funchal, operador da zona oeste da ilha e outro para a zona leste, incluindo o Porto Santo".
O governante madeirense regozijou-se com os "elogios justos" feitos anteriormente aos jornalistas pelo secretário de Estado da Mobilidade urbana, presente na sessão, que reconheceu os passos positivos que a Região tem dado ao nível da mobilidade urbana.
Rui Barreto sustentou que "o Governo Regional tem vindo a prosseguir uma política de incentivo muito consistente e permanente à mobilidade elétrica". Lembrou que, na rede pública, a rede é composta por 54 postos de carregamento, "uma cobertura territorial em todos os municípios" e, desde 2019, tem sido seguida uma "política muito forte de incentivo à aquisição de veículos elétricos", iniciada no Porto Santo, com o projeto ‘Smart Phossil Free Island’ e que tem vindo a crescer progressivamente pela Região. "No final deste ano, vamos atingir um investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros e já foram apoiadas 1.021 viaturas através do programa PRIME-RAM".
Para o ano em curso, a Região tem 1,25 milhões no âmbito dete programa, cujos incentivos serão abertos em duas fases, a primeira já ano próximo mês com metade do valor e a segunda fase nno final do terceiro trimestre, anunciou ainda.
Aqui, surge ainda a novidade este ano do programa ser combinado com um novo projeto de incentivos desta feita ao abate de viaturas em fim de vida, PRIAV - RAM Programa Regional de incentivo ao Abate de Viaturas em Fim de Vida.
Paula Abreu