O Partido R.I.R. - Reagir, Incluir, Reciclar informou que, elegendo um deputado, apresentará de imediato uma proposta legislativa para acabar com a avaliação de desempenho da Função Pública, por considerar o modelo "uma vergonha".
"Não podemos aceitar que só um trabalhador em cada dez, tenha a possibilidade de ter uma avaliação relevante ou excelente pois mesmo de haja mais trabalhadores a merecerem a mesma avaliação, a lei não permite, criando o mal-estar entre trabalhadores e dirigentes, desmotivando totalmente quem quer fazer mais e melhor", afirmou, num comunicado enviado à redação.
O R.I.R. afirma que a avaliação de "relevante / excelente ou é atribuída sempre aos mesmos, ou atribuída de forma rotativa", algo que considera "injusto, desonesto e desmotivador".
O partido entende, por isso, que este modelo de avaliação "deve acabar imediatamente" e que os trabalhadores sejam avaliados pelos objetivos, assiduidade, pontualidade e zelo que lhe são propostos, mas sempre com a possibilidade de ter relevante ou excelente, sem que existam quotas de avaliação e desta forma acabar com a desmotivação no trabalho.
Bruna Nóbrega